Em circulação desde outubro de 1999, a revista Pesquisa Fapesp tem como objetivo “difundir e valorizar os resultados da produção científica e tecnológica brasileira”, publicando também notas pontuais sobre pesquisas estrangeiras, em todos os campos do conhecimento que se destaquem por seu impacto intelectual, social ou econômico. A publicação é mensal, com tiragem de 36.900 exemplares e é distribuída por meio de assinaturas e bancas de jornais em São Paulo e nas principais cidades brasileiras.

A história da revista começa em 1995, quando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou o informativo “Notícias Fapesp”, distribuído gratuitamente a pesquisadores, gestores e jornalistas, sobretudo do estado de São Paulo. Quatro anos depois, o informativo dá lugar à revista. Além da edição em português, também há versões em inglês, francês e espanhol que reúnem reportagens selecionadas da edição nacional.

Além da versão impressa, todo conteúdo está disponível gratuitamente na internet. A versão on-line conta, ainda, com material exclusivo, como coberturas especiais de eventos, reportagens, transcrições de palestras e o programa de rádio Pesquisa Brasil.

Para receber os principais destaques de Pesquisa Fapesp por e-mail, é possível assinar o boletim gratuito. A revista também pode ser seguida nas principais mídias sociais: PesquisaFAPESP (Facebook e Twitter), Pesquisa Fapesp (Youtube) e pesquisa_fapesp (Instagram). Na plataforma issuu é possível folhear todas as edições como se fosse a revista física, assim como receber alertas de novas publicações e guardar para leitura sem conexão de internet.

Fonte: Agência Fapesp e Fio Cruz