A Filme Cultura é uma revista histórica, criada em 1966 e retomada em 2017. Trata-se da revista mais antiga dedicada a cinema no país,  que havia deixado de ser publicada com a desmobilização progressiva da Embrafilme nos últimos anos da década de 1980. Atualmente, é um espaço para divulgar, refletir e debater o cinema brasileiro, além de incentivar a formação de novos pesquisadores e aproximar o público do audiovisual nacional.

A publicação é realizada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), a Cinemateca Brasileira (CB) e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Com um importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresenta artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e material iconográfico.

Todo o acervo está disponível online, com recursos de pesquisa avançados. A revista também abre editais para chamada de artigos periodicamente.