Este ano Joaquim Machado de Assis completaria 180 anos. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, entre suas publicações mais conhecidas estão Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas, um dos melhores livros satíricos já escritos.

Para celebrar esta efeméride, hoje temos a oportunidade única de escutar em Barcelona uma das suas maiores estudiosas de sua obra, Sonia Netto Salomão, às 18h30, no salão de atos da Escola Oficial de Idiomas. Promovido pelo Departamento de Português EOIBD e com o apoio do Centro Cultural do Brasil em Barcelona, a entrada do evento é livre. A apresentação será realizada pelo nosso diretor Wagner Novaes.

Netto Salomão é professora catedrática de Língua e Tradução Portuguesa e Brasileira na Sapienza, Universidade de Roma. É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado em História literária e Filologia pela Sapienza. Foi professora da UFRJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é também titular da Cátedra “Antônio Vieira” da Sapienza / Instituto Camões de Lisboa e Presidente da AISPEB (Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros); pertence a várias instituições científicas na Itália e no exterior. Coordena a coleção LusoBrasiliana (Editora Nuova Cultura, Roma) e acordos internacionais de cooperação cientítica e cultural com universidades brasileiras e portuguesas. Possui mais de 100 títulos publicados, 15 volumes individuais e 14 volumes coletivos, artigos e ensaios, dedicados aos temas da censura, da literatura popular, do barroco de Antônio Vieira e aos seus inéditos, da narrativa brasileira e portuguesa, do oitocentos de Machado de Assis e de Eça de Queirós, do novecentos de Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. Nos últimos anos, tem-se dedicado à história da língua portuguesa e aos problemas teóricos da tradução. Entre os seus últimos trabalhos, Traduzione, tradizioni (Costellazioni, 7, 2018) e Machado de Assis e o cânone ocidental: itinerários de leitura (Prêmio Jabuti de Teoria e Crítica Literária 2017).

O quê: Machado de Assis e as suas Histórias sem Data, por Sonia Netto Salomão e apresentação de Wagner Novaes
Quando: segunda-feira, 25 de novembro, às 18h30
Onde: sala de atos  da EOIBD (Drassanes, 14)