As inscrições para a aplicação 2024-1 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estarão abertas de 19 de fevereiro a 1º de março. O exame será realizado de 23 a 26 de abril.

O Celpe-Bras é o único certificado oficial brasileiro de proficiência em português. O Instituto Guimarães Rosa Barcelona é um dos postos aplicadores autorizados na Espanha. O certificado destina-se a estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português. A idade mínima para inscrever-se é 16 anos.

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recomendamos consultar também o edital. O cadastro somente é validado quando o candidato conclui as três etapas do processo:

1. Preenchimento completo do formulário. Por favor, escreva seu nome exatamente como aparece em seu documento de identificação.

2. Pagamento da inscrição através de transferência bancária em favor do Consulado-Geral do Brasil/IGR Barcelona. Devem ser claramente indicados o nome do remetente e o conceito da transferência (inscrição Celpe-Bras). A taxa de inscrição é de 60 euros.

ES07 2100 0832 6007 0000 5396
Código swift: CAIXESBBXXX

3. Envio da cópia escaneada do documento de identidade (DNI ou pasaporte) com o qual se inscreveu a ccbbcn@igrbarcelona.org.

Formato e características

A estrutura do exame para o Celpe-Bras é composta de duas partes:

1. Teste escrito (com duração de 3 horas): tarefas que envolvem compreensão oral e produção escrita, além de leitura.

2. Teste oral (com duração de 20 minutos): interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e outros tópicos do cotidiano. A intervenção é gravada em um suporte de áudio.

É possível consultar exemplos das provas escritas de anos anteriores.