Diploma de ensino fundamental e médio para quem não terminou os estudos.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) corresponde ao antigo Supletivo de 1º e 2º graus e é voltado para brasileiros a partir de 15 anos que não concluíram os estudos em idade própria e desejam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Este ano, o exame será aplicado em Barcelona.

DATA DA PROVA

16 de setembro de 2018 (domingo)

EDITAL

Clique aqui para acessar o edital do exame

INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Período de inscrições: de 25 de junho a 9 de julho de 2018

Importante: é obrigatório possuir CPF regular para se inscrever no exame. Consulte na página da Receita Federal a situação do seu CPF. Se precisar solicitar ou regularizar a situação, clique aqui

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente via Internet, no site do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação. O Consulado-Geral do Brasil em Barcelona disponibiliza computadores na sala de atendimento, de modo a facilitar a inscrição de quem não dispõe de acesso à internet e/ou necessite de apoio para o preenchimento dos dados.

Além do número do CPF, é obrigatório informar o número do passaporte, carteira de identidade ou outro documento brasileiro de identificação.

PÚBLICO ALVO

Podem se inscrever no ENCCEJA os cidadãos brasileiros que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e que buscam o aperfeiçoamento pessoal e oportunidades futuras, tanto acadêmicas quanto profissionais, no Brasil e no exterior.

Para se inscrever, o participante deverá:

  • no nível do Ensino Fundamental, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova;

  • no nível do Ensino Médio, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

SOBRE AS PROVAS

As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta, fazendo uso das linguagens matemática, artística e científica. O participante se submete à prova e, alcançando a média mínima exigida (100, de uma escala que vai de 60 a 180), obtém a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

A prova é dividida em dois turnos. Um realizado na parte da manhã e outro, na parte da tarde. O ENCCEJA compreende vários testes, agrupados por áreas de conhecimento. O estudante pode se inscrever e obter certificação em uma ou mais disciplinas – mas sempre no mesmo nível de ensino, ou seja, apenas no exame do Ensino Fundamental ou no do Ensino Médio. O participante poderá solicitar aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do ENCCEJA para fins de certificação.

CONFIRA AS DISCIPLINAS:

Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, Historia, Geografia e Ciências Naturais.

Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

CERTIFICADOS

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o INEP Termo de Adesão ao ENCCEJA. A validade do certificado de conclusão do ENCCEJA no exterior varia de país para país. Em alguns países o documento já é aceito para fins de ingresso em instituições universitárias e outros fins. Informação completa será postada no Portal Brasileiros no Mundo/Espaço ENCCEJA.

Para ser apresentado no exterior, o certificado deverá ser apostilado no Brasil (Apostila de Haia).

MATERIAL GRATUITO PARA ESTUDO

material de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).

Mais informações podem ser encontradas no site oficial do ENCCEJA.