Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes: interfaces entre o normal e o patológico é o tema da palestra que acontece no próximo dia 29, às 16 horas, no Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBBcn). A atividade dá início à série Diálogos da APEC de 2019, promovida pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) e apoio do CCBBn.

A proposta da iniciativa é dar visibilidade aos trabalhos científicos realizados por brasileiros na Catalunha, além de facilitar o contato e a troca de experiências. No encontro do dia 29, a psicóloga Fernanda Martinhago apresentará os resultados de seus estudos sobre TDHA – um tema que interessa aos profissionais de educação, saúde mental e, também, aos pais de crianças e adolescentes. Haverá espaço para perguntas e aclaramento de questões.

Fernanda Martinhago é pós-doutoranda do programa de pós-graduação interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Antropologia e Comunicação Cum Laude pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha). Possui experiência profissional em saúde pública, saúde mental, docência e ensino a distância. Desenvolve pesquisas nas áreas de saúde coletiva e Ciências Humanas, com ênfase em saúde mental, atenção psicossocial e medicalização da infância.

Os encontros serão mensais, abordando questões variadas para estimular a participação das diversas áreas. Em fevereiro, o tema será Cultura e Identidade;  março, em sintonia com o Dia Internacional da Mulher, haverá um programação especial sobre o assunto. Para abril, inspirados na festa de San Jordi, Diálogos da APEC será sobre redes de leitores e leitura.

Pesquisadores brasileiros na Catalunha e Espanha, sintam-se convidados a participar dos debates, apresentando seus trabalhos ou propondo novos temas.