Machado de Assis

Voltado a alunos correntemente matriculados nos Centros Culturais Brasileiros (CCBs) e nos Núcleos de Estudos Brasileiros (NEBs), o III Concurso de Redação da Rede Brasil Cultural: Machado de Assis em Três contos consiste na apresentação de um texto inspirado na temática de um dos seguintes contos machadianos:

Um Apólogo

A Igreja do Diabo

Missa do Galo

O texto, redigido em português do Brasil, deve ter entre 300 e 400 palavras. O tema é uma homenagem ao mais consagrado escritor brasileiro de todos os tempos e um dos grandes narradores do século XX.

Concurso terá duas fases

Na primeira etapa, os candidatos entregarão seus trabalhos manuscritos no Centro Cultural do Brasil em Barcelona, até o dia 23 de outubro de 2015. A comissão julgadora local indicará o vencedor, que receberá o prêmio de US$ 100. Esse trabalho concorrerá, em uma segunda fase, com os vencedores dos outros centros culturais. Os quatro melhores textos receberão prêmios de US$ 800.

As redações deverão ser entregues em duas vias:

1. versão em formato “.doc”, fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento de 1,5;
2. digitalização da redação original, manuscrita.

Para conhecer mais sobre a obra de Machado de Assis, é possível consultar gratuitamente o material de apoio da Rede Brasil Cultural,  Ministério da Educação e Cultura, Academia Brasileira de Letras e Biblioteca Ayacucho (em espanhol).

“Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer.”

Machado de Assis (Carta a Joaquim Nabuco)