Na terceira sessão do ciclo “Correspondências”, um espaço que propõe recuperar epistolários de escritores e escritores da América Latina, as acadêmicas Anna Caballé e Elena Losada discutirão as cartas enviadas por Clarice Lispector a suas irmãs Tânia e Elisa. As atrizes Alicia González Laá, Ruth Talavera e María Antonieta Di Palma participarão da leitura.

A nova sessão de “Correspondências” nos aproxima de certas circunstâncias da vida da autora brasileira Clarice Lispector, de sua produção literária, da formação dos fundamentos de sua linguagem muito própria e, principalmente, do relacionamento com suas duas irmãs mais velhas, Elisa e Tânia. Um conjunto de cartas que que nos permite aproximar-nos a um vínculo cheio de ternura e nostalgia, mas também de perguntas, arrependimentos e advertências. Missivas carregadas de afinidades e cumplicidades entre mulheres ao longo de quase duas décadas de correspondência.

Nos tempos do Facebook e do Twitter, “Correspondências” nos leva ao gênero epistolar e nos convida a mergulhar nas cartas da biografia de vários criadores, a abordar o processo de gestação de seu trabalho, as amizades forjadas, a atmosfera de uma época e as redes culturais que a marcaram. Um elogio e uma reivindicação à correspondência como outra narrativa pela qual observar a condição humana e o fluir do mundo aos olhos dos outros.

Dia/Hora: quinta-feira, 03/10/2019,  às 19h
Local: Casa Amèrica Catalunya