Hoje, das 20h às 21h30, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) realizará a 2ª edição de 2020 dos Diálogos da APEC em sua conta do Facebook. O encontro será realizado de forma virtual, em vista do atual confinamento de Barcelona e outras localidades.

A proposta desse diálogo é discutir o lugar da mulher no meio acadêmico com as seguintes convidadas:

Karin Philippov: pós-doutoranda em artes visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP), pós-doutora em história da arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP), mestre e doutora em história da arte pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estatal de Campinas (IFCH-UNICAMP), especialista em história da arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), especialista em Arte e Cultura e bacharel em artes plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP).

Maria Badet: jornalista e doutora em comunicação audiovisual e publicidade pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), pesquisadora nas áreas de imigração brasileira, comunicação, gênero e sexualidade da diáspora, membra da junta diretiva da Associação Casa da Gente e colaboradora do Institut de la Comunicació (InCom-UAB), além de diversas ONGs e instituições como APEC, Rede de Brasileiros na Espanha e Europa, Conselho de Cidadania de Barcelona entre outros.

Ana Suzina: doutora em ciências políticas e sociais pela Université Catholique de Louvain (Bélgica) e pesquisadora no Instituto de Mídia e Artes Criativas, na Loughborough University (Londres). Atuou por mais de 15 anos desenvolvendo estratégias de comunicação no campo dos direitos da criança, saúde materno-infantil, educação e conservação da natureza. Sua pesquisa tem como foco o uso da comunicação para favorecer a participação de grupos marginalizados na democracia.

Daniela Soares (mediadora): bacharel e licenciada em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em gestão de patrimônio e cultura. Trabalhou até 2015 no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Atualmente realiza mestrado em arqueologia clássica, curso interuniversitário ministrado pela UAB, Universitat Rovira i Virgili (URV) e Institut Català d’Arqueologia Clàssica (ICAC).

O papel da mulher na vida acadêmica cresce cada vez mais. No entanto, se por um lado a conquista feminina na academia já é uma realidade consolidada, o acesso a esse patamar reúne uma série de percalços, preconceitos e barreiras institucionalizadas que ainda hoje conformam um conjunto de desafios para qualquer mulher que se candidate a viver nesse meio. Essa edição dos Diálogos da APEC propõe uma discussão sobre as conquistas, o passado, a atualidade e o futuro da mulher acadêmica.

Os Diálogos da APEC têm o apoio do Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBBcn) e visam dar visibilidade aos trabalhos científicos de estudantes e pesquisadores brasileiros na Catalunha. Convidamos aos membros da comunidade brasileira na Catalunha e Espanha a participar das atividades e ações da APEC apresentando seus trabalhos ou propondo novos temas.

O quê: O lugar da mulher do meio acadêmico (Diálogos da APEC)
Quando: quinta-feira,  30 de abril, às 20h
Onde: Facebook da APEC