Pelas salas do Centro Cultural do Brasil em Barcelona, como recordou nosso diretor Wagner Novaes, passaram personalidades como Eduardo Coutinho, Paulo Freire e Joãosinho Trinta.  Na última quinta-feira foi a vez de Rosangela Petta, jornalista, escritora, consultora em creative writing e coach em escrita de ficção e não ficção.

Petta conversou com os alunos do grupo de conversação sobre o processo de escrita do seu primeiro romance, lançado em 2017, “Relato das Venturas, Confissões e Arrependimentos do Sr. João dos Matos e Suas Nefastas Consequências” (Editora Reformatório, São Paulo). O livro divide-se em três planos: em 1617, Salvador Amaro desembarca como degredado em São Vicente e sofre mil desventuras até conhecer o homem cuja identidade usurpará. É uma narrativa em terceira pessoa; 50 anos depois, faz um exame de consciência em primeira pessoa; por fim, em 2017, em terceira pessoa, a família descobre a verdade.

Formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), por quase 40 anos trabalhou em algumas das principais redações brasileiras, como O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, IstoÉ, TV Cultura de São Paulo e diversas publicações da Editora Abril. Foi professora de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (2002-2009) e deu consultoria em comunicação e workshops a empresas como Cervejarias Kaiser Brasil, L’Oréal, Orbital, Pirelli TVA e TV Globo São Paulo, além da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP). Em 2008, obteve o mestrado em Dramaturgia/Teatro Brasileiro (ECA/USP).

Na ficção, estudou com os dramaturgos Alcides Nogueira, Renata Pallottini e Fidelina Gonzáles (da Escola de Cinema de Havana, Cuba), tendo sido selecionada pela Oficina de Autor/Roteirista da Rede Globo de Televisão e pela Oficina de Criação Literária de Luiz Antônio de Assis Brasil, curso de extensão da pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É coautora do roteiro do longa metragem “É Hoje!” (selecionado pelo III Laboratório Sundance Institute/RioFilmes) e autora de “Natal para dois” (especial de fim de ano exibido pela Rede Bandeirantes de Televisão), “Harmonia em negro” (adaptação teatral da peça do italiano Aldo Nicolai) e “A mulher com ele” (comédia dramática encenada em Portugal, pela Companhia Mina de Moiros e publicada no sexto volume da série “Teatro Brasileiro”, da Editora Hamdan, de Belo Horizonte). Publicou contas na imprensa e participou da coletânea “De tudo fica um pouco” (2011, Editora Dublinense, Porto Alegre). Fundou e dirigiu a Oficina de Escrita Criativa (2010-2014) em São Paulo, com programas de creative writing em diferentes gêneros literários. Pelos programas da oficina, àssaram cerda de 900 alunos ao longo de quatro anos.

O alunos do CCBBcn, que haviam lido o livro como parte da atividade didática, puderam saber de primeira mão como foram geradas as aventuras do Sr. João, que pouco tiveram a ver com a aparição das “musas literárias”,  mas sim com muita pesquisa, horas de preparação prévia e uma grande dedicação à linguagem e à redação final.