Cartas de Clarice Lispector são tema de debate na Casa Amèrica Catalunya

Na terceira sessão do ciclo “Correspondências”, um espaço que propõe recuperar epistolários de escritores e escritores da América Latina, as acadêmicas Anna Caballé e Elena Losada discutirão as cartas enviadas por Clarice Lispector a suas irmãs Tânia e Elisa. As atrizes Alicia González Laá, Ruth Talavera e María Antonieta Di Palma participarão da leitura.

Leia mais

Wien Seminar 2019 promove a interação global do fazer literário

Amanhã, 7 de setembro, a partir das 9:00 horas, acontecerá, na Embaixada do Brasil em Viena, na Áustria, o Wien Seminar 2019 – Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos. O evento será resultado de uma parceria entre a Embaixada do Brasil e escritoras do coletivo Mulherio das Letras Europa, um movimento que já agrega mais de 440 brasileiras, em sua maioria, escritoras residentes na Europa.

Leia mais

Celpe 2019-2: Ampliado o prazo para inscrições

O MEC/Inep informa que serão reabertas as inscrições para as vagas remanescentes do Edital nº 72, de 31 de julho de 2019. Assim, os participantes interessados em realizar o exame, mas que não tiveram oportunidade no primeiro período, poderão se inscrever.

As novas inscrições poderão ser realizadas por meio do link http://celpebras.inep.gov.br no período das 10h do dia 22/08 às 23h59 do dia 25/08/2019 (hora de Brasilia). O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 26/08/2019.

As homologações das inscrições serão realizadas até o dia 29/08/2019.

As instruções para as inscrições são as mesmas divulgadas para o período iniclal (de 5 a 18 de agosto): 

O teste escrito será realizado dia 16 de outubro pela manhã, e as provas orais, de 16 (à tarde) a 18 de outubro.O Celpe-Bras é o único certificado oficial brasileiro de proficiência em português. O Centro Cultural do Brasil em Barcelona é um dos postos aplicadores autorizados na Espanha. O certificado destina-se a estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português. A idade mínima para inscrever-se é 16 anos.

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aconselhável ler com atenção o Edital Nº 72, de 31 de julho de 2019 e as orientações gerais. O cadastro somente é validado quando o candidato conclui as três etapas do processo:

1. Preenchimento completo dos dados do formulário.

2. Pagamento da inscrição através de transferência bancária em favor do Consulado-Geral do Brasil/Centro Cultural. Devem ser claramente indicados o nome do remetente e o conceito da transferência (inscrição Celpe-Bras). A taxa de inscrição é de 60 euros.

ES07 2100 0832 6007 0000 5396
(CCC: 2100 0832 60 07 00005396)
Código swift: CAIXESBBXXX

La Caixa
Avenida Diagonal, 621 – 629
08028 Barcelona (España)

3. Envio imediato da cópia escaneada do documento de identidade (DNI ou pasaporte) com o qual se inscreveu a celpebarcelona@ccbrasilbarcelona.org.

Formato e características

A estrutura do exame para o Celpe-Bras é composta de duas partes:

1. Teste escrito (com duração de 3 horas): tarefas que envolvem compreensão oral e produção escrita, além de leitura.

2. Teste oral (com duração de 20 minutos): interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e outros tópicos do cotidiano. A intervenção é gravada em um suporte de áudio.

O Centro Cultural do Brasil em Barcelona oferecerá um curso de preparação para o Celpe-Bras com material oficial do exame, em função da demanda.  O Canal do Inep no YouTube tem os vídeos e áudios das provas de cada edição. Também é possível consultar exemplos das provas escritas de anos anteriores.

O resultados são divulgados no dia 12 de dezembro de 2019, Diário Oficial da União (DOU) e no portal do Inep.

Inscreva-se para o Celpe-Bras até 18 de agosto

As inscrições para a segunda aplicação de 2019 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estarão abertas do dia 5 de agosto, às 15h na Espanha (10h no horário de Brasília) até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de agosto. O teste escrito será realizado dia 16 de outubro pela manhã, e as provas orais, de 16 (à tarde) a 18 de outubro.

Leia mais

Residência artística convoca fotógrafos

O Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (USAL) lança a sexta edição da convocatória da Residência Artística Fotografia 2020 para seleção de propostas de projetos expositivos de fotografia. As pessoas interessadas em participar podem enviar seus projetos fotográficos até 5 de janeiro de 2020. Leia mais

 Revista de Estudios Brasileños recebe artigos

Até 31 de outubro de 2019 está aberto o prazo para envio de artigos para a  “Seção Geral”, “Dossiê”, “Entrevistas” e “Resenhas” para o número 14 da REB, com data de publicação prevista para janeiro de 2020. Na “Seção Geral” serão admitidos  trabalhos cujas temáticas se relacionem com alguma das três principais áreas de conhecimento da revista (HumanidadesCiências Sociais e Jurídicas).

Leia mais

Capas de Santa Rosa integra acervo da mediateca do CCBBcn

O Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBcn) recebeu das mãos do professor da Universidade de São Paulo (USP) Antonio Dimas o livro “Capas de Santa Rosa”, do escritor e pesquisador Luís Bueno. A obra reúne trabalhos do ilustrador e designer gráfico que marcou época.  Dimas visitou o CCBBcn em sua passagem por Barcelona em junho. Docente da área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atua principalmente nos seguintes temas: crítica Literária, historiografia literária, acervos literários, romance brasileiro, crônica, epistolografia, regionalismo cultural e modernização cultural no Brasil: Gilberto Freyre, Jorge Amado e Mário de Andrade.

Leia mais

Duo Lívia & Fred realiza oficina vocal no CCBBcn

Após seis anos de turnê com seu primeiro álbum, com atuações nos Estados Unidos (EUA), França, Portugal, Inglaterra, Alemanha, República Tcheca, Estônia, Colômbia, Argentina, Líbano e Síria, além de todas as regiões do Brasil, a dupla de guitarra elétrica e voz aproveitou sua passagem pela Europa para realizar uma oficina de improvisação vocal com o Coral ViIla-Lobos.

Leia mais

Associação Cultural de Capoeira Angola Vadiação inaugura nova sede

Neste sábado, a Associação Cultural de Capoeira Angola Vadiação apresenta seu novo local (Calle de la Sequía 5-7, em Barcelona), com uma ampla programação para todos os públicos.

Atividades:
11h – Jardim comunitário diante da nova sede
13h – Pintura para as crianças
14h – Pausa para o almoço
15h30 – Oficina de confecção de caxixis
16.30 – Oficina de de ritmos de berimbau
17h – Ato de apresentação
17h45 –  Roda de capoeira
19h30 – Música ao vivo
22h –  Encerramento

Desde sua fundação em 2007, pelo mestre Gil Maciel, a associação mantém o patrimônio cultural brasileiro de matriz africana, divulga seus fundamentos e promove o intercâmbio intercultural. Para o cumprimento destes objetivos, realiza ​​um trabalho contínuo que inclui desde aulas de capoeira, complementadas com atividades e ações destinadas a promover a cultura popular e afrobrasileira tradicional, até dias e encontros culturais, oficinas de capacitação, seminários, projetos socioculturais e educacionais. Algumas conquistas em sua trajetórias são:

– Cinco Selos do Ano Europeu
– Primeira associação de capoeira fora do Brasil que se tornou Ponto de Memória, recebendo um status de Museu Social.
– Primeira associação de capoeira na Europa reconhecida como Ponto de Cultura no Exterior.
– 10 anos do projeto “O Universo Negro Brasileiro”.

 

Albert Sanz e Javier Colina apresentam SAMPA

Há vários anos, é comum apreciar a coincidência destes dois grandes nomes do jazz, Albert Sanz e Javier Colina, um poderoso amálgama que não para de surpreender.

Leia mais

« Older posts