APEC propõe olhares diversos sobre o carnaval brasileiro

Nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, das 18h30 às 2030h, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) promove a 1ª edição de 2020 dos Diálogos da APEC. O encontro será na Escola Oficial d’Idiomes de Barcelona Drassanes (EOIBD), realizado em parceria com o seu Departamento de Língua Portuguesa, com o objetivo de divulgar e estimular a aprendizagem do idioma.

Leia mais

Participe do Coral Villa-Lobos

O Coral Villa-Lobos está com as inscrições abertas para novos cantores. Não é necessário ter experiência, só soltar a voz!
Leia mais

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Cláudio Pastro-Mistérios gozosos

Cláudio Pastro – Mistérios gozosos

Cláudio Pastro (São Paulo, 1948-2016) era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebeu o título de oblato. Reconhecido internacionalmente, realizou trabalhos em vários países como Itália, Alemanha, França e Espanha

Sua refinada arte pode ser admirada em centenas de capelas, igrejas, catedrais e mosteiros espalhados pelo Brasil e no exterior, nos quais foi responsável pelos projetos arquitetônicos, pinturas, vitrais, azulejos, altares e peças litúrgicas.

Em reconhecimento por sua relevante contribuição à arte sacra, Pastro recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 2007, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Desde 1975, Pastro se dedicava à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Desde o ano de 2000, Cláudio Pastro teve a incumbência de cuidar de toda a arte da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O artista também foi o responsável pela criação de todas as peças litúrgicas que o Papa Francisco utilizou na celebração das missas realizadas em Aparecida e no Rio de Janeiro em 2013.

Entre as obras mais recentes, está o memorial a Nossa Senhora Aparecida, inaugurado pelo Papa Francisco nos Jardins do Vaticano no início de setembro de 2016.

Machado de Assis e as suas Histórias sem Data

Este ano Joaquim Machado de Assis completaria 180 anos. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, entre suas publicações mais conhecidas estão Dom Casmurro e Memórias póstumas de Brás Cubas, um dos melhores livros satíricos já escritos.

Para celebrar esta efeméride, hoje temos a oportunidade única de escutar em Barcelona uma das suas maiores estudiosas de sua obra, Sonia Netto Salomão, às 18h30, no salão de atos da Escola Oficial de Idiomas. Promovido pelo Departamento de Português EOIBD e com o apoio do Centro Cultural do Brasil em Barcelona, a entrada do evento é livre. A apresentação será realizada pelo nosso diretor Wagner Novaes.

Leia mais

Olhares sobre a literatura brasileira e lusófona


Na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, às 19h, o Centro Cultural do Brasil em Barcelona recebe cinco pesquisadoras brasileiras residentes em Lisboa para conversar sobre a literatura brasileira e lusófona. O evento é gratuito e as vagas são por ordem de chegada, de acordo com a capacidade do recinto.

Leia mais

Prorrogadas inscrições para o curso Llengua i cultura brasilera i lusófona

O primeiro curso de formação gratuito Llengua i cultura brasilera i lusófona dirigido a professores de Infantil, Primária e Secundária se inicia no próximo dia 5 de novembre.

Leia mais

Cartas de Clarice Lispector são tema de debate na Casa Amèrica Catalunya

Na terceira sessão do ciclo “Correspondências”, um espaço que propõe recuperar epistolários de escritores e escritores da América Latina, as acadêmicas Anna Caballé e Elena Losada discutirão as cartas enviadas por Clarice Lispector a suas irmãs Tânia e Elisa. As atrizes Alicia González Laá, Ruth Talavera e María Antonieta Di Palma participarão da leitura.

Leia mais

Wien Seminar 2019 promove a interação global do fazer literário

Amanhã, 7 de setembro, a partir das 9:00 horas, acontecerá, na Embaixada do Brasil em Viena, na Áustria, o Wien Seminar 2019 – Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos. O evento será resultado de uma parceria entre a Embaixada do Brasil e escritoras do coletivo Mulherio das Letras Europa, um movimento que já agrega mais de 440 brasileiras, em sua maioria, escritoras residentes na Europa.

Leia mais

Celpe 2019-2: Ampliado o prazo para inscrições

O MEC/Inep informa que serão reabertas as inscrições para as vagas remanescentes do Edital nº 72, de 31 de julho de 2019. Assim, os participantes interessados em realizar o exame, mas que não tiveram oportunidade no primeiro período, poderão se inscrever.

As novas inscrições poderão ser realizadas por meio do link http://celpebras.inep.gov.br no período das 10h do dia 22/08 às 23h59 do dia 25/08/2019 (hora de Brasilia). O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 26/08/2019.

As homologações das inscrições serão realizadas até o dia 29/08/2019.

As instruções para as inscrições são as mesmas divulgadas para o período iniclal (de 5 a 18 de agosto): 

O teste escrito será realizado dia 16 de outubro pela manhã, e as provas orais, de 16 (à tarde) a 18 de outubro.O Celpe-Bras é o único certificado oficial brasileiro de proficiência em português. O Centro Cultural do Brasil em Barcelona é um dos postos aplicadores autorizados na Espanha. O certificado destina-se a estrangeiros ou brasileiros cuja língua materna não seja o português. A idade mínima para inscrever-se é 16 anos.

A inscrição deve ser feita exclusivamente no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e é aconselhável ler com atenção o Edital Nº 72, de 31 de julho de 2019 e as orientações gerais. O cadastro somente é validado quando o candidato conclui as três etapas do processo:

1. Preenchimento completo dos dados do formulário.

2. Pagamento da inscrição através de transferência bancária em favor do Consulado-Geral do Brasil/Centro Cultural. Devem ser claramente indicados o nome do remetente e o conceito da transferência (inscrição Celpe-Bras). A taxa de inscrição é de 60 euros.

ES07 2100 0832 6007 0000 5396
(CCC: 2100 0832 60 07 00005396)
Código swift: CAIXESBBXXX

La Caixa
Avenida Diagonal, 621 – 629
08028 Barcelona (España)

3. Envio imediato da cópia escaneada do documento de identidade (DNI ou pasaporte) com o qual se inscreveu a celpebarcelona@ccbrasilbarcelona.org.

Formato e características

A estrutura do exame para o Celpe-Bras é composta de duas partes:

1. Teste escrito (com duração de 3 horas): tarefas que envolvem compreensão oral e produção escrita, além de leitura.

2. Teste oral (com duração de 20 minutos): interação a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição e outros tópicos do cotidiano. A intervenção é gravada em um suporte de áudio.

O Centro Cultural do Brasil em Barcelona oferecerá um curso de preparação para o Celpe-Bras com material oficial do exame, em função da demanda.  O Canal do Inep no YouTube tem os vídeos e áudios das provas de cada edição. Também é possível consultar exemplos das provas escritas de anos anteriores.

O resultados são divulgados no dia 12 de dezembro de 2019, Diário Oficial da União (DOU) e no portal do Inep.

Inscreva-se para o Celpe-Bras até 18 de agosto

As inscrições para a segunda aplicação de 2019 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estarão abertas do dia 5 de agosto, às 15h na Espanha (10h no horário de Brasília) até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de agosto. O teste escrito será realizado dia 16 de outubro pela manhã, e as provas orais, de 16 (à tarde) a 18 de outubro.

Leia mais

« Older posts