No último dia 6 de março ocorreu na Centro Cultural do Brasil em Barcelona, sede da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC), o colóquio sobre “Redes Sociais e Difusão do Conhecimento Científico” apresentado pelos membros da APEC: Fábio Cardoso, mestrando em Applied Telecommunications and Engineering Management (MASTEAM) da Escola d’Enginyeria de Telecomunicació i Aeroespacial de Castelldefels (EETAC), Univ. Politécnica da Catalunha (UPC), Hans Ponto, publicitário e gestor de redes sociais da ISW Digital – Interatividade e gestão social na web, de São Paulo e Remi Castioni, Prof. da Fac. de Educação da UnB e pós-doutorando no Institut de Ciències de l’Educació (ICE) da Univ. de Barcelona (UB) e presidente da APEC 2017-18.

Na ocasião em que se encerra em Barcelona mais um World Mobile Congress, a maior feira de alta tecnologia em comunicação e telefonia móvil do mundo, a APEC considerou oportuno tratar do tema em mais um dos seus colóquios mensais. Nele os convidados apresentaram as mais novas formas de tecnologia e sua implicação na difusão do conhecimento científico; o uso de metadados para a pesquisa científica e a busca de dados e estatísticas na web para a realização de amostragens e experiências; assim como a influência das atuais redes sociais na difusão e compartilhamento dos resultados de estudos e pesquisas científicas. Discutiu-se entre os convidados, membros da APEC e assistentes, como essa nova forma de administrar a Ciência está cada vez mais influenciando a vida das pesquisadoras e dos pesquisadores. Ressaltou-se também que grande parte da tecnologia utilizada nesse sentido provêm dos resultados de trabalhos desenvolvidos em laboratórios e grupos de pesquisas de Universidades, e são dirigidos por Professores e Pesquisadores dos quais fazem parte também um grande número de alunos e orientandos. Ademais, se referenciou a Catalunha e mais especificamente Barcelona como um importante pólo (hub) de discussão.
A APEC agradece a colaboração de todas e todos, e faz constar que esteve presente na ocasião a representante do setor de educação do Conselho de Cidadania do Brasil na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona.