A Fundação Biblioteca Nacional publicou o edital 2016 do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil, que visa difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, por meio da concessão de bolsas a tradutores estrangeiros para apoiar o custeio de períodos de residência no Brasil.

biblioteca-residencia tradutores

As bolsas destinam-se a tradutores profissionais estrangeiros que estejam traduzindo do português para qualquer outro idioma uma obra literária brasileira, publicada previamente no Brasil, e que já possuam um contrato editorial para a tradução.

Durante a residência, cada tradutor participará de uma programação desenvolvida a partir do projeto de tradução e elaborada pela Biblioteca Nacional, em parceria com centros de estudos de tradução, universidades e instituições culturais. A agenda poderá incluir a participação em debates com autores, tradutores e outros interlocutores, participação em oficinas de tradução e visitas a instituições culturais.

As bolsas concedidas pelo Programa deverão cobrir, parcial ou totalmente, as despesas necessárias para permanência do tradutor no Brasil durante um período de 15 a 30 dias, entre 17 de outubro e 20 de dezembro de 2016.

O prazo para envio de inscrições vai até 2 de setembro de 2016.

Mais informações:

http://www.bn.br/acontece/noticias/2016/07/estao-abertas-inscricoes-programa-residencia