Page 2 of 8

Estaremos de novo, com nossa mesa, na Festa de Sant Jordi

Como nos últimos anos, o Centro Cultural do Brasil em Barcelona terá sua mesa na Festa de Sant Jordi 2017, domingo próximo, 23 abril. Estaremos em frente ao número 29 do Passeig de Grácia. clarice ponto livro

Aí serão exibidos livros brasileiros, em portugués, em catalão, em español.

Estarão “La mort i la mort d’en Quincas Bram d’Aigua”, de Jorge Amado (Trad. de Gabriel de la S. T. Sampol, ed. Lapizlàtzuli), “Samba per a un difunt”, de Salvador Casas (Editoral Gregal), textos de autores traduzidos e publicadas pela Editora Maresia (Barcelona) e pela editora Paralelo Sur (Barcelona).

Às 17h, o escritor Salvador Casas  estará na nossa mesa para autografar o seu Samba per a un difunt.

quincassamba per a un difunt

IMG_0244

Nossa mesa em 2016

 

linha_verdamarela

O SINCRETISMO ENTRE SÃO JORGE E OGUM NA UMBANDA: RESSIGNIFICAÇÕES DE TRADIÇÕES EUROPEIAS E AFRICANAS

São Jorge sempre despertou nos mais variados povos da Antiguidade, e ainda hoje, o fascínio de uma divindade que mesclava a força, a energia criativa, à proteção do guerreiro, daquele que traz consigo o poder da terra e dos veios ferrosos. O ferro, enquanto matéria prima imprescindível para a confecção das armas que manteriam determinada sociedade em condições de lutar pela sua sobrevivência, associou-se a vários outros símbolos que culminaram por forjar o famoso “Santo Guerreiro”. O povo brasileiro, muito associado ao Santo em questão, possui a mestiçagem de ancestrais que de alguma forma estiveram em contato com o vasto simbolismo que São Jorge nos ensina: a força da terra, com suas matas e grutas em pedra; a guerra e o cavaleiro; o ferro e a forja no fogo; um alfabeto mágico; o dragão e os veios energéticos que marcam os terrenos das sociedades. O São Jorge que ora se apresenta nestas linhas é a tentativa de mostrar o elo entre muitas culturas, inúmeros simbolismos, mesmo arquétipos que uniram povos desde o norte da Europa até os nossos ancestrais portugueses e africanos. Esse é o caso da aproximação realizada nos rituais umbandistas, em território brasileiro, entre o santo católico e o Orixá Ogum.

 Adílio Jorge Marques e Marcelo Alonso Morais Ogum-Santo Antonio-São Jorge

Leia o texto completo aqui:

ANAIS DO III ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES – ANPUH -Questões teórico-metodológicas no estudo das religiões e religiosidades. IN: Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá (PR) v. III, n.9, jan/2011. ISSN 1983-2859.

 http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf8/ST7/009%20-%20Adilio%20Jorge%20Marques_%20Marcelo%20Alonso%20Morais.pdf

Mais um dia de ensaios do Coral Villa-Lobos

A partir do dia 27 de abril, o Coral Villa-Lobos terá mais um dia de ensaios: às quintas-feiras, das 17h às 18h40.
Estão tobaptistao-villa-lobosdos convidados a participar do nosso coral.
Não háa pré-requisitos para participar e a inscrição é gratuita.
Os ensaios são na nossa sede (Casa Amatller – Passeig de Gràcia, 41 – 3er. ).

Primavera literária brasileira em Barceona – 3/5 de abril

http://www.americat.cat/uploads/20170310/Primavera_brasilen_a_Dossier_de_prensa.pdf

primavera literaria abril 2017

Ademir Assunção – Palestra na Universidade de Barcelona, 16 de março

adem ir assunçao ub março 2017

“Ademir Assunção: Pig Brother / Até nenhum lugar”

O escritor, letrista e jornalista Ademir Assunção, prêmio Jabuti de poesia em 2013, dará uma palestra sobre a sua obra, “Pig Brother / Até nenhum lugar” no quadro do ciclo “No només Clarice Lispector”, coorganizado por Estudis Gallecs i Portuguesos e o Centro Cultural do Brasil em Barcelona.

Atividade em espanhol. Assistência aberta.

 Quinta-feira, 16 março 2017 de 13h a 14h
Aula 4.2, Edifici Josep Carner, Universitat de Barcelona

c/ Aribau 2, 2n pis – 08007 Barcelona

Organitza: Estudis Gallecs i Portugueses || Centro Cultura do Brasil em Barcelona

CELPE-Bras 2017-1: inscrições entre 6 e 20 de março

celpe-ibraco

As inscrições para a primeira aplicação de 2017 do CELPE-Bras estão abertas entre 6 e 20 de março. As provas serão realizadas de 23 a 25 de maio.

Essas inscrições se fazem exclusivamente através da internet, no site  http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/

 

Leia mais

Seminário CELPE-Bras da Profa. Dra. Matilde Scaramucci

foto grupoNo Centro Cultural do Brasil em Barcelona, entre 13 e 18 de fevereiro, a Profa. Dra. Matilde V. R. Scaramucci (Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp / Membro da Comissão Técnico-científica do exame Celpe-Bras) ministrou o seminário “Reformulação de práticas de sala de aula a partir do exame Celpe-Bras”, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores/Departamento Cultural/DPLP

Participaram do curso, de 20 horas, os professores do CCBBcn (Aluísio Dantas Mendes, Eliana Arruda e Glaucenira Maximino da Costa), a Professora Valentina Vettorazzo (Centro Cultural Brasil-Itália, Roma) e seis professores de português LE de Barcelona.

Na Universidade de Barcelona, 14 de fevereiro: a construção do Trópico na baía de Guanabara

Ub Amilcar - definitivo

O Ciclo No només Clarice Lispector, de Estudis Gallecs i Portuguesos da Universitat de Barcelona, abre com palestra do professor da PUC-SP, Amilcar Torrão Filho, especialista em viagens, e agora visitante do Centre de Recerca ADHUC – Teoria, Gènere, Sexualitat da UB (antes Centre Dona i Literatura).

Palestra em espanhol; assistência aberta.

 

Horario Amilcar Torrao - definitivo

Matrículas para cursos de lengua y cultura de Brasil

Curso de portugués de Brasil

El Centro Cultural de Brasil em Barcelona ofrece nuevos cursos de lengua portuguesa y cultura para el próximo cuatrimestre académico. Las matrículas ya han empezado.

Leia mais

Seminário: CELPE-Bras como instrumento direcionador das práticas de sala de aula

celpe-bras

 

 

Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores / Departamento Cutural / DPLP, será ministrado, pela Profa. Dra. Matilde Scaramucci (Unicamp / Membro da Comisão Técnica do CELPE-Bras), neste Centro Cultural do Brasil em Barcelona, do Consulado-Geral do Brasil, um seminário sobre reformulação de práticas de sala de aula a partir do CELPE-Bras.

O seminário será de 13 a 18 de fevereiro de 2017. Encontros diários de 4 horas, abertos a todos os professores de PLE que dele queiram participar, mediante inscrição gratuita. Os interessados devem inscrever-se através do correio deste centro:

ccbbcn@ccbrasilbarcelona.org

O seminário:

Exames externos em geral costumam causar efeitos negativos no ensino. Entretanto, o CELPE-Bras, pela sua natureza inovadora, fundamentado em concepções contemporâneas de língua (linguagem), proficiência e avaliação tem sido responsável por alavancar mudanças teórico-metodológicas positivas em seus contextos de uso.

Neste curso, nosso objetivo é, a partir de uma análise detalhada do construto do exame, mostrar suas posibilidades como instrumento direcionador das práticas de sala de aula (envolvendo materiais didáticos, conteúdos e práticas de ensino/aprendizafem). 

 

Feliz Natal – Com seus mistérios gozosos, nossa homenagem ao artista Cláudio Pastro

claudio-pastro-misterios-gozosos-2

 

 

 

CLÁUDIO PASTRO (São Paulo, 16 de outubro de 1948 – São Paulo, 19 de outubro de 2016)

Era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebeu o título de oblato.

Reconhecido internacionalmente, realizou trabalhos em vários países como Itália, Alemanha, França e Espanha.

Sua refinada arte pode ser admirada em centenas de capelas, igrejas, catedrais e mosteiros espalhados pelo Brasil e no exterior, nos quais foi responsável pelos projetos arquitetônicos, pinturas, vitrais, azulejos, altares e peças litúrgicas.

Em reconhecimento por sua relevante contribuição à arte sacra, Pastro recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 2007, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Desde 1975, Pastro se dedicava à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo

Desde o ano de 2000, Cláudio Pastro teve incumbência de cuidar de toda a arte da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O artista também foi o responsável pela criação de todas as peças litúrgicas que o Papa Francisco utilizou na celebração das missas realizadas em Aparecida e no Rio de Janeiro em 2013.

Entre as obras mais recentes, está o memorial a Nossa Senhora Aparecida, inaugurado pelo Papa Francisco nos Jardins do Vaticano no início de setembro deste ano.

http://br.radiovaticana.va/news/2016/10/19/morre_o_artista_sacro_cl%C3%A1udio_pastro/1266300

« Older posts Newer posts »