Imagem de pixel2013 en Pixabay

A chegada do verão, o fim do ano acadêmico e a proximidade das férias sugerem encontros, conversas e muitas histórias. Por essa razão, o Diálogos da APEC prepara uma edição especial: “Era uma vez…ouvindo e contando histórias”. Será no dia 18 de junho, às 15h30, no Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBBcn). Além de um bate papo sobre literatura e tradição oral especialmente no contexto brasileiro, haverá contação de histórias. Também está preparado um momento especial para as crianças, às 17h30. Leve seus pequenos!

A contação de histórias é uma das formas mais primitivas de comunicação humana. Nos diferentes locais, a narrativa oral perpetua a tradição e valoriza a identidade local. Contar e ouvir histórias é, ainda, uma forma de relação permeada pela imaginação, pelos afetos, pelo exercício da fala e da escuta. Mesmo hoje, na chamada era da informação midiática, o contato direto entre o contador de histórias e sua plateia ainda é mágico, insubstituível. Não por acaso, diferentes áreas como Educação, Saúde e até as Matemáticas recorrem a essa arte buscando despertar o interesse e criar laços com seus públicos sobre diferentes temas. Trata-se de um potente recurso de estímulo ao desenvolvimento das capacidades de expressão, imaginação e criação.

Esta edição conta com o apoio do CCBBcn e da Associação de Pais de Brasileirinhos na Catalunha. Conheça nossas convidadas apresentadas por elas mesmas:

Alzira Ferreira Bossois – Comecei a contar histórias em 2012, quando perdi um filho e busquei um novo sentido para minha vida. Os contos me salvaram. Pertenço ao grupo  “Chão de Letras” do projeto Viagem pela Literatura. Levamos livros e histórias para as crianças da periferia de Vitória (Espírito Santo). Também visitamos escolas, asilos, feiras literárias, praças e festivais levando tradição ral do Brasil e inspirando adultos e crianças a sonharem!

Priscila Barbosa – Priscilla Barbosa é uma multiartista brasileira. Criadora da Pitica’s Dolls e do Maracujazz Project. Canta, conta histórias e cria bonecas  pelo mundo desde 2013, quando algumas rupturas, sincronicidades, intuições e sonhos a impulsionaram no caminho de uma mudança de perspectiva, comportamento e de país.

 Maria José Siqueira Bueno – Era uma vez…desperta a memória…a magia… O sonho…O que me fez dedicar um longo período de minha vida profissional, atriz que sou, desenvolvendo projetos, ministrando treinamentos na “Arte de Contar Histórias”. Espero continuar contando histórias!

Realizados mensalmente, os Diálogos da APEC permitem dar visibilidade aos trabalhos científicos de estudantes e pesquisadores brasileiros na Catalunha. Todos os membros da comunidade brasileira na Catalunha e na Espanha estão convidados a participar das atividades da APEC, apresentando seus trabalhos ou propondo novos temas.