Tânia Montoro inaugura ciclo de cinema e literatura.

O Centro Cultural do Brasil em Barcelona, em conjunto com o Consulado-Geral do Brasil, promoveu o ciclo dedicado aos clássicos da literatura brasileira transcritos para o cinema, de 12 de dezembro de 2014 a 30 de janeiro de 2015. O evento contou com o apoio da Universidade de Barcelona, Escola Oficial de Idiomas de Barcelona e Cineclube Amics del Cinema de Sant Sadurní d’Anoia.

A relação de literatura e cinema é altamente produtiva no Brasil. Muitas das grandes obras literárias brasileiras foram adaptadas ao cinema com um novo olhar, colocando-as ao alcance de um público mais amplo.

A conferência inaugural, a cargo de Tânia Montoro, pode ser consultada neste documento. Montoro é professora da Universidade de Brasília (UdB) e coordena a linha de pesquisa em Imagem e Som do Mestrado e Doutorado da Faculdade de Comunicação.

As obras que fizeram parte do ciclo foram:

Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; da obra de Graciliano Ramos

Quincas Berro D’água (2010), de Sérgio Machado; da obra de Jorge Amado

Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel; da obra de Machado de Assis

Poeta de sete faces (2002), de Paulo Thiago, da obra de Carlos Drummond de Andrade

Morte e vida Severina (1981), de Walter Avancini; da obra de João Cabral de Melo Neto

Mutum (2007), de Sandra Kogut; da obra de João Guimarães Rosa

Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade; da obra de Mário de Andrade

Todos os filmes, assim como os livros, estão disponíveis na mediateca do Centro Cultural do Brasil em Barcelona. O horário de funcionamento é das 12h às 19h30min, de segunda a sexta-feira.