Danilo Pinheiro e Lania Maia, do Nikiti Duo, participaram do ciclo "Música e Sociedade III"

O Centro Cultural do Brasil em Barcelona reuniu as peças musicais que marcaram as três edições do evento “Música e Sociedade no Brasil”. Com uma coleção de mais de 80 títulos, os ciclos tiveram o objetivo de apresentar as relações entre a música popular e sua dimensão social brasileira, ou seja, suas conexões culturais (nas canções de autor, tradicionais e de carnaval, entre outras).

Para seguir as trilhas sonoras do CCBBcn, é necessário registrar-se no Spotify (através do serviço gratuito ou Premium). Além do ciclo “Música e Sociedade no Brasil”, é possível escutar outras seleções musicais brasileiras; todas as nossas listas são públicas.

Com ampla aceitação do público, os ciclos de “Música e Sociedade no Brasil” foram apresentados no auditório da Casa América Catalunha.  O primeiro evento se realizou em 2011 e os temas foram: as razões históricas da música caipira; música popular brasileira (MPB) e história do Brasil: do ufanismo das escolas de samba à denúncia de “O bêbado e a equilibrista”; MPB e crítica social; e MPB e literatura brasileira.

Na segunda edição, em 2012, foi explorada a relação da música brasileira com a gastronomia, a religião, a filosofia e a literatura. Em 2014, o terceiro ciclo foi dedicado à intertextualidade: as canções e seus diálogos com o folclore, a literatura, outras composições e o “fazer” música.