Foto: Passarinho/Pref. Olinda

Na próxima terça-feira, 26 de fevereiro, a partir das 15h30, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) promove uma nova sessão do Diálogos da APEC, desta vez com o tema “A música na formação da identidade cultural”. Já estão confirmaram as presenças de Cesar Vasconcelos, Juan Munhoz, Ediandro de Almeida Silveira, Priscilla Barbosa, Anna Ly e Edi Barcelo, todos profissionais e estudiosos da cultura brasileira, especialmente na área musical.

O encontro será realizado no Centro Cultural Brasil Barcelona (CCBBcn) e será coordenado pelo maestro José Roberto de Paulo, doutorando em Musicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).  Após apresentação das experiências individuais, os convidados discutirão o papel da música na formação da identidade cultural e as influências do atual contexto de globalização. Como todos os convidados vivem na Catalunha, será possível também traçar paralelos entre os dois lugares. Ao final das colocações, será aberto o debate.

Os Diálogos da APEC se celebram mensalmente, abordando questões diversas e promovendo a troca de experiências entre pesquisadores e interessados nas temáticas em debate. Os encontros são abertos ao público e têm o apoio do CCBBcn. Para o mês de março, em sintonia com o Dia Internacional da Mulher, a APEC prepara uma sessão especial na Escola Oficial d’Idiomas. Para abril, coincidindo com a festa de Sant Jordi, Diálogos da APEC terá como tema “Redes de leitores e leituras”.