cine brasil 2novo cine 2017

 

Chega à Filmoteca da Catalunha a 2ª Mostra Novocine Barcelona, para dar a conhecer ao público catalão as últimas produções do Brasil. Com o objetivo de revelar as chaves da expansão cinematográfica do país, a mostra traz à cidade condal os filmes “Nise”, “Irmã Dulce”, “Jonas”, “Um homem só” e “O vendedor de passados”, inéditas na Catalunha.
A mostra é uma iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, com apoio da Fundação Cultural Hispano-Brasileira, e acontece de 1º a 6 de setembro, na Filmoteca da Catalunha, Plaça Salvador Seguí, 1-9 – 08001 Barcelona.
Entrada: 2€ a 4€
Mais informação: https://goo.gl/HG5mQU

Sexta-feira 01/09 – 19h
Nise: O Coração da Loucura
ROBERTO BERLINER, 2015. Com: Glória Pires, Simone Mazzer, Julio Adrião, Claudio Jaborandy, Fabrício Boliveira, Roney Villela. Brasil. VOSE. 105′.
Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Sábado 02/09 – 19h
O Vendedor de Passados
LULA BUARQUE DE HOLLANDA, 2015. Com: Alinne Moraes, Lázaro Ramos, Mayana Neiva, Ruth de Souza, Marcelo Escorel, Odilon Wagner. Brasil. VOSE. 100′.
O que você faria se pudesse alterar erros ou lembranças dolorosas do passado? Esta é a profissão de Vicente (Lázaro Ramos): ele vende passados às pessoas, criando documentos, fotos e outros indícios necessários para reescrever a história. Esta trama é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo angolano José Eduardo Agualusa.

Domingo 03/09 – 19.30h
Jonas
LÔ POLITI, 2015. Com: Jesuíta Barbosa, Laura Neiva, Criolo, Paulo Américo, Ariclenes Barroso, Roberto Berindelli. Brasil. VOSE. 90′.
Em pleno Carnaval um rapaz (Jesuíta Barbosa) sequestra a filha da patroa da sua mãe, por quem sempre foi apaixonado, e a mantém refém dentro de um carro alegórico em forma de baleia. Presos na “barriga” do animal, eles iniciam um romance.

Terça-feira 05/09 – 21.30h
Irmã Dulce
VICENTE AMORIM, 2014. Com: Regina Braga, Bianca Comparato, Gracindo Júnior, Fábio Lago, Zezé Motta, Glória Pires, Zezé Polessa. Brasil. VOSE. 94′.
Cinebiografia de Irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja. Contemplando da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis – personificados na figura do fictício João (Amaurih Oliveira) –, deixando um legado que perdura até hoje.

Quarta-feira 06/09 – 21.30h
Um homem só
CLÁUDIA JOUVIN, 2016. Com: Vladimir Brichta, Luiza Mariani, Mariana Ximenes, Ingrid Guimaraes, Otávio Müller. Brasil. VOSE. 94′.
Arnaldo (Vladimir Brichta) é um homem que está infeliz no casamento e no trabalho. Para tentar resolver seus problemas, ele procura uma clínica que promete copiar as pessoas para livrá-las da vida miserável que levam. Com um clone ocupando seu lugar ele poderia começar uma vida nova, mas na hora do radical procedimento surge a dúvida sobre se é isto que ele realmente deseja fazer.