Matrículas para cursos de lengua y cultura de Brasil

Foto via Foter.com

El Centro Cultural de Brasil em Barcelona ofrece nuevos cursos de lengua portuguesa y cultura para el próximo cuatrimestre académico. Las matrículas empiezan hoy.

Leia mais

Participe do Coral Villa-Lobos

O Coral Villa-Lobos está com as inscrições abertas para novos cantores. Não é necessário ter experiência, só soltar a voz!
Leia mais

Concurso para professor no Centro Cultural em Barcelona

LOGO CCBBCN-RBC

O Consulado-Geral informa da abertura de processo seletivo para contratação de professor de Português e Literatura Brasileira. O candidato selecionado exercerá suas funções no Centro Cultural do Brasil em Barcelona.

Para informações sobre requisitos, procedimentos para inscrição e texto do edital de convocação, clique aqui.

Inscrições: de 15 a 24 de janeiro de 2018, das 11h às 19h, no Centro Cultural do Brasil em Barcelona,  Paseo de Gracia 41, 3-2, 08007, Barcelona.

RETIFICAÇÃO
No Edital de Convocação do Processo Seletivo para Contratação de Profesor(a) para o Centro Cultural do Brasil em Barcelona – CCBBcn, de 08 de janeiro de 2018, no ponto 2, SALÁRIO E carga horárua, 2.1., onde se lê:
(…) A remuneração bruta será de € 2.100,00 (dois mil e cem euros). (…)
Leia-se:
(…) A remuneração bruta será de € 2.100,00 (dois mil e cem euros). mensais.(…)

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Claudio Pastro-Mistérios gozosos (2)Cláudio Pastro – MISTÉRIOS GOZOSOS

 

CLÁUDIO PASTRO (São Paulo, 1948 / 2016).

Era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebeu o título de oblato.

Reconhecido internacionalmente, realizou trabalhos em vários países como Itália, Alemanha, França e Espanha

Sua refinada arte pode ser admirada em centenas de capelas, igrejas, catedrais e mosteiros espalhados pelo Brasil e no exterior, nos quais foi responsável pelos projetos arquitetônicos, pinturas, vitrais, azulejos, altares e peças litúrgicas.

Em reconhecimento por sua relevante contribuição à arte sacra, Pastro recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em 2007, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Desde 1975, Pastro se dedicava à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Desde o ano de 2000, Cláudio Pastro teve a incumbência de cuidar de toda a arte da Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. O artista também foi o responsável pela criação de todas as peças litúrgicas que o Papa Francisco utilizou na celebração das missas realizadas em Aparecida e no Rio de Janeiro em 2013.

Entre as obras mais recentes, está o memorial a Nossa Senhora Aparecida, inaugurado pelo Papa Francisco nos Jardins do Vaticano no início de setembro de 2016.

http://br.radiovaticana.va/news/2016/10/19/morre_o_artista_sacro_cl%C3%A1udio_pastro/1266300

 

Coral Villa-Lobos encerra o ano com concerto na Casa Amatller

Coral Villa-Lobos em apresentação na Casa Amatller

Coral Villa-Lobos apresenta canções de Natal na Casa Amatller

O Coral Villa-Lobos fechou o ano ontem com um concerto especial de Natal, repleto de emoção,  que teve como cenário o majestoso hall de acesso à Casa Amatller, sede do Centro Cultural do Brasil em Barcelona. No repertório, clássicos natalinos brasileiros, catalães e alguma surpresa. O evento contou com a presença da embaixadora Maria Elisa Berenguer, cônsul-geral do Brasil em Barcelona.

Leia mais

Hora de Clarice 2017 em Barcelona – 11/15.12.2017

Abertura das comemorações na Escola Oficial de Idiomas - Embaixadora Maruia Elisa Berenguer, Cônsu-Geral do Brasil em Barcelona, e Profa. Dra. Elena Losada, da Universidade de Barceloona, conferencista

Abertura das comemorações na Escola Oficial de Idiomas – Embaixadora Maria Elisa Berenguer, Cônsul-Geral do Brasil em Barcelona, e Profa. Dra. Elena Losada, da Universidade de Barcelona, conferencista

2

"A estrela de Clarice", conferência da Profa. Dra. Elena Losada - Público presente

“A estrela de Clarice”, conferência da Profa. Dra. Elena Losada – Público presente

Dra. Sandra Cruz , titular de língua portuguesa na Escola Oficial de Idiomas, e Profa. Dra. Elena Losada

Dra. Sandra Cruz , titular de língua portuguesa na Escola Oficial de Idiomas, e Profa. Dra. Elena Losada

Cinema Girona - Projeção do filme "A hora da estrela", de Susana amaral

Cinema Girona – Projeção do filme “A hora da estrela”, de Susana Amaral

No Cine Girona - Embaixadora Maria Elisa Berenguer, Cônsul-Geral do Brasil, e Ministro Gustavo Menezes, Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Barcelona

No Cine Girona – Embaixadora Maria Elisa Berenguer, Cônsul-Geral do Brasil, e Ministro Gustavo Menezes, Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Barcelona

Ato final da Hora de Clarice - Clube de Leitura da Escola Oficial de Idiomas - Leitura de "Laços de família"

Ato final da Hora de Clarice – Clube de Leitura da Escola Oficial de Idiomas – Leitura de “Laços de família”

Coral Villa-Lobos: Concertos de Natal em Barcelona

baptistao villa-lobos (3)

Dia 16/12, sábado, às 17h40
Igreja Sant Ramon de Penyafort (Barcelona)
Rambla de Catalunya, 115
 Dia 17/12, domingo, às 11h40
Igreja Sant Joan de Gràcia (Barcelona)
Carrer de la Santa Creu, 2,
 Dia 18/12, segunda-feira, às 17h30
Centro Cultural do Brasil em Barcelona
Paseo de Gracia, 41
Repertório
Natal das Crianças – Otávio Henrique de Oliveira (Blecaute)
Noite Azul – Klecius e Cavalcante – Arranjo de João Paulo Stefano
Noite Iluminada – José Roberto de Paulo
Calix Bento – Folclore de Minas Gerais
El Noi de la Mare – Nadala tradicional catalana – Ernest Cervera
Boas Festas – Assis Valente – Arranjo de Alain Pierre
Diretor Artístico e Regente Titular
Maestro José Roberto de Paulo
Órgão
Alícia Daufí
Sopranos
Ana Célia de Oliveira Alcaide , Bárbara Bontempo de Menezes, Daniela Soares, Fernanda Varella, Juliana Castelo, Marina Quezado, Paula Muñoz, Pepita Aguilera, Regina Ivo
Contraltos
Eliana Arruda, Marina Cavalcanti, Mia, Rosa, Teka Maria
Tenores
Edgard Cabral, Enric Llorens, Miquel Verdu
Baixos
David Viader, Pepe Pujol

CORAL VILLA-LOBOS
Vinculado ao Consulado-Geral do Brasil em Barcelona / Centro Cultural do Brasil em Barcelona (CCBBcn) / APEC – Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha

Inscrições gratuitas

Ensaios:
Segunda-feira: das 13h às 15h
Quinta-feira: das 17h às 18h40

Local: Centro Cultural do Brasil em Barcelona
Passeig de Gràcia, n. 41, 3º 2B. 08007 – Barcelona

Cinema de Glauber Rocha na Filmoteca da Catalunha

Festival Márgenes: Glauber Rocha – 12-30.dez.2017


Festival Márgenes: Glauber Rocha – 12-30.dez.2017

 

 

 

 

 

cabecas_cortadas_2

 

 

 

http://www.filmoteca.cat/web/programacio/cicles/festival-margenes-glauber-rocha

HORA DE CLARICE 2017 em Barcelona

programa para web 1programa para web 3programa para web 4programa para web 2

Lúcia Veríssimo no CCBBcn para comentar seu filme “Eu, meu pai e Os Cariocas”

eu-meu-pai-cariocas

Na segunda-feira, 30 de outubro, entre 19h e 20h, Lúcia Veríssimo estará no Centro Cultural do Brasil em Barcelona para, com alunos do centro e público em geral, conversar sobre seu filme “Eu, meu pai e Os Cariocas”, que, na terça-feira, dia 31,  será exibido no Cine Aribau, no âmbito do festival In-Edit.

O documentário mostra a história da música no Brasil a partir da Rádio Nacional até os dias de hoje, tendo como fio condutor a carreira do Maestro Severino Filho, fundador do grupo vocal OS CARIOCAS, conjunto que lançou a BOSSA NOVA no Brasil.

A partir da afirmação de Tom Jobim de que toda música é o reflexo de sua época, o filme expõe como a cultura dessa nação extremamente musical foi sendo escrita com as influências sociopolíticas desde 1946 a 2016.

Foram captados mais de 60 depoimentos com os mais influentes artistas, musicólogos, escritores, maestros, compositores e historiadores para relatar uma história que até hoje não foi contada no cinema, a forma como a música é influenciada pela política. O documentário foi idealizado, dirigido, produzido e narrado pela atriz Lúcia Veríssimo, filha do Maestro Severino Filho, o que a torna testemunha direta de grande parte dessa trajetória.

Responsável pela câmera um, os depoimentos são dados com a intimidade de quem convive com a atriz/diretora desde sua mais tenra idade, fazendo assim com que o espectador possa se sentir como um convidado especial naquela “conversa”.

Começando a narrativa na famosa Rádio Nacional, passando pela Bossa Nova, Tropicália, Samba e MPB, esse documentário faz uma explanação de como fatos históricos foram determinantes no desenvolvimento artístico brasileiro. O documentário conta com um rico acervo entre fotos, filmes, vídeos, além de 134 músicas.

lucia verisssimo eu meu pai os cariocas - in edit brasil

« Older posts